Grupos de Pastoral



GRUPO GIRASSOL

Movimento destinado a crianças, com idades entre 05 e 10 anos de idade.

Coordenadora: Juliana Oliveira - (51) 96050535



GRUPO ONDA
O curso do ONDA surgiu de uma forte necessidade de dar continuidade à perseverança das crianças que fizeram, ou estão participando, da catequese da Primeira Eucaristia, fortalecendo-as na fé e no seu apostolado junto às suas famílias. Desde o início do Movimento o lema adotado foi “JOVEM EVANGELIZANDO JOVEM” e como Padroeira Santa Teresinha do Menino Jesus.

Hoje o Movimento conta com três etapas (cursos) que fazem com que o jovem engajado faça o seu encontro pessoal com Cristo e, assim, receba pistas de como fomentar a espiritualidade contínua e liderança contínua.
Critérios para ingresso: Jovens – Idade entre 10 a 13 anos.
Coordenador: Sidnei Rogerio Spaniol - (51) 98252244


GRUPO CLJ

O Movimento busca, através de método próprio, criar comunidades jovens decididas a serem sinal evangelizador, especialmente sinal entre os jovens; sinal nas famílias, nas suas comunidades eclesiais, nos ambientes onde os jovens vivem e convivem. Sinal no meio do mundo. Dentro desses objetivos, quer oferecer aos jovens condições para a realização de sua vocação pessoal. O CLJ Momento (curso) quer ser um meio de reestruturação da vida de cada um e de todos, sobre o verdadeiro eixo, que é Jesus Cristo ressuscitado, em seu mistério pascal. Integrar o jovem consciente e responsavelmente na História da Salvação; ajudá-lo a se projetar como cristão na construção do mundo novo, do mundo de justiça e paz.

Critérios para ingresso: Jovens – Idade entre 13 a 18 anos.

Coordenador: Gilberto Dias - (51) 98743163

GRUPO EMAÚS

movimento tem por finalidade o engajamento dos jovens nas comunidades paroquiais que saíram de outros Movimentos, resgatar jovens que há muito tempo estão afastados da Igreja e formar líderes nas comunidades. O Movimento é direcionado a jovens de 17 a 35 anos, católicos, separados, de segunda união e casais que vivem juntos, em situação irregular perante a Igreja Católica.

Coordenadores: Mateus Loro - (51) 96708572



GRUPO ECC

Objetivo Geral
Serviço da Igreja para evangelizar a família e despertar os casais para as pastorais paroquiais.
Objetivos específicos
Encontros de Casais para chamamento aos afastados da Igreja;
Reencontro catequético: aprofundamento, compromisso e reflexão;
Levar os casais para um compromisso social transformador.

Coordenadores: Vanderlei e Gilvana - (51) 96055788


GRUPO CURSILHO
Objetivo Geral
Evangelização pastoral/ambiental

Objetivos específicos
Preparar lideranças cristãs para atuarem nos ambientes e nas estruturas de acordo com as Pastorais Diocesanas;
Fermentar de Evangelho os ambientes por testemunho e pela ação pastoral e organizada de seus membros;
Zelar pela fidelidade à essência, ao método e ao conteúdo do MCC.

Coordenadores: Nauro e Rejane - (51) 91172085


GRUPO BOM PASTOR

Destinado a casais constituídos por pessoas que foram casadas, se divorciaram e realizaram uma nova união estável e que desejam voltar a participar da vida dentro da Igreja.

Coordenador: Sandro - (51) 96330940


GRUPO RENOVAÇÃO CARISMÁTICA

Objetivos

Incentivar a conversão madura e constante a Cristo, nosso Senhor e Salvador.
Desenvolver uma receptividade equipe fundamental para a pessoa, presença e poder do Espírito Santo.
Incentivar o recebimento e uso dos dons espirituais, não só na RCC mas também na Igreja na sua totalidade.
Incentivar o trabalho de evangelização no poder do Espírito Santo, incluindo a evangelização dos batizados, o re-evangelização dos cristãos nominais, a evangelização da cultura e as estruturas sociais.
Incentivar o crescimento constante na santidade através da integração adequada destas ênfase carismática na plenitude da vida da Igreja.
Coordenador: Gilberto Birck - (51) 99226161

GRUPO APOSTOLADO DA ORAÇÃO

Objetivo Geral
Difundir a devoção ao Sagrado Coração de Jesus, motivando o trabalho em comunhão com o pároco e a comunidade.
Objetivos específicos
Promover o amor à Eucaristia
Vivenciar o Evangelho
Integrar e participar ativamente das comunidades

Coordenador: João Dorneles Raya - (51) 95177797


GRUPO DAS VOLUNTÁRIAS

As ações voluntárias de membros da Igreja Católica possibilitam que se estreitem os laços de solidariedade entre aqueles que estão próximos dos que vivem em extrema pobreza.
As ações voluntárias, além de tudo, propiciam inovações, flexibilidade e variedade nos trabalhos junto à população carente de bens e serviços

Coordenadora: Dalva - (51) 98318214


GRUPO DO CLUBE DE MÃES

Tem missão de promover o bem comum exercendo a cidadania e contribuindo junto aos seus colaboradores, para que uma parcela da sociedade menos privilegiada tenha sua realidade impactada por oportunidades e conhecimento, e para que todos nós sejamos um reflexo desta transformação.

Coordenadora: Beatriz Wilhelm - (51) 92670387


MINISTROS EXTRAORDINÁRIOS DA COMUNHÃO EUCARÍSTICA

O Ministério Extraordinário da Sagrada Comunhão, assim como todo o ministério é um serviço recebido da Igreja para edificação da comunidade.
O ministério Extraordinário da Sagrada Comunhão é exercido segundo os princípios evangélicos da gratuidade.
O Ministro Extraordinário da Sagrada Comunhão vive a constante experiência da Celebração da Eucaristia e da comunhão do Corpo de Cristo.
A convivência dos Ministros Extraordinário da Sagrada Comunhão é orientada pela caridade cristã na qual deve transparecer a ajuda mútua, o dialogo e o respeito para com a pessoa do outro e o perdão.

Coordenadora: Marli Naffin - (51) 96105373




PASTORAL DOS COROINHAS E DAS MARTINHAS

Desde uma tenra idade estes adolescentes são convidados a doar tempo da sua vida em testemunhar Jesus Cristo e viver em intimidade com Ele no serviço ao altar, nas celebrações eucarísticas. São convidados a dar testemunho da sua missão também na família, na escola, no grupo de catequese e assim por diante.

Coordenador: Valdemir Medeiros - (51) 93678536


PASTORAL DA CRIANÇA
A Pastoral da Criança tem por objetivo o desenvolvimento integral das crianças da concepção aos seis anos de idade, promovendo, em função delas, também suas famílias e comunidades, sem distinção de raça, cor, profissão, nacionalidade, sexo, credo religioso ou político.
Coordenadora: Elisia Godinho - (51) 98031090


PASTORAL DO BATISMO

O Principal objetivo da Pastoral do Batismo é levar aos pais e padrinhos, o conhecimento do que é o Batismo e o compromisso que através dele se assume com Deus e com a comunidade. Demonstrar que este Sacramento não se resume apenas em batizar. É necessário vivenciar, testemunhar e ensinar filhos e afilhados a serem cristãos autênticos e fiéis seguidores de Jesus Cristo.

Coordenador: Pedro Souza - (51) 98534712


PASTORAL DA COMUNICAÇÃO

A Pastoral da Comunicação se caracteriza por ser uma pastoral que possui uma vida integrada, participativa, estratégica e aberta à avaliação e à celebração. Afinal “Jesus é a Palavra de Deus que se fez carne e veio morar no meio de nós (Jo 1,14). Supremo comunicador do Pai, optou por um processo inculturado e dialógico de comunicação, que se apresenta como um modelo básico para os projetos de comunicação de sua Igreja”.

Objetivo geral da Pastoral da Comunicação

Capacitar os agentes de pastoral para ampliar sua compreensão de comunicação e qualificar a comunicação da Igreja para melhor evangelizar.

Coordenador: Victor Negretti - (51) 95067322